utilizador: password:     Se ainda não se registou, por favor clique aqui
 

Emissão de pareceres por Professores de Faculdades de Direito Estrangeiras

 

 

PARECER

 

Assunto: Emissão de pareceres sobre matérias a julgamento nos Tribunais Angolanos por Professores de Faculdades de Direito Estrangeiras

 

Relatores :  Dra. Teresinha Lopes, Membro do Conselho Nacional da Ordem, Advogada

                  Dra. Luzia Sebastião, Membro do Conselho Nacional da Ordem, Coordenadora da Comissão de                Deontologia e Ética Profissional da Ordem, Advogada

 

I. Introdução

 

1.     Os colegas A  solicitaram à OAA um parecer sobre se, “os docentes estrangeiros, não residentes em Angola ou não exercendo aqui actividade docente, podem produzir pareceres sobre matérias a julgamento nos tribunais angolanos”.

 

2.     Este pedido de parecer – que vem a propósito de um Parecer emitido pelo Prof. ------- e junto a um processo que corre junto do Tribunal Supremo - resulta do facto de, na opinião dos colegas, essa actividade representar (i) “Exercício da Advocacia em Território Nacional”, que, nos termos da lei, só pode caber a advogados inscritos na OAA, (ii) retirar espaço aos docentes nacionais e (iii) gerar rendimentos que não são tributados nem em Angola nem no país onde residem.

 

II. Apreciação

 

3.     Importa, em primeiro lugar, saber se a emissão de pareceres consubstancia, de alguma forma, a actividade de “exercício da advocacia” ou se, pelo contrário, deve ser entendida como actividade conexa (de peritos, de especialistas).

 

E a verdade é que, embora a nossa legislação sobre o exercício da profissão esteja ainda em construção e seja, consequentemente, ainda bastante insuficiente, o Estatuto da OAA expressamente refere (artigo 41º, número 4) que “Os docentes das faculdades de Direito, que se limitem a dar pareceres jurídicos escritos não se consideram em exercício da advocacia e não são, por isso, obrigados a inscrever-se na Ordem dos Advogados”.

 

Admitimos, como os colegas o fazem, que esta disposição visava essencialmente salvaguardar a emissão de pareceres por docentes das faculdades de Direito angolanas, fossem eles nacionais ou estrangeiros. Contudo, essa presunção não pode, à partida, fazer-nos concluir o contrário, isto é excluir a possibilidade de docentes (nacionais ou estrangeiros) que leccionam em faculdades estrangeiras emitir pareceres jurídicos escritos.

 

4.     A emissão de pareceres jurídicos parece-nos consubstanciar uma actividade eminentemente técnica ([1]), de especialista, e, consequentemente, não representar exercício da advocacia.

 

5.     Por outro lado, essa actividade não parece ser prejudicial aos docentes angolanos, não só por serem em número reduzido, como, também, pelo facto de muitos dos nossos docentes se estarem a formar e/ou a especializar com esses docentes estrangeiros e, ainda, por essa ser também uma forma que permite o estudo e a formação de profissionais angolanos. À semelhança do que sucede com os códigos anotados, a jurisprudência e a doutrina de que todos os profissinais angolanos se socorrem.

 

Aliás, esse critério prático não poderia nunca ser o determinante para aquilatar da legalidade ou não da emissão de pareceres por docentes de universidades estrangeiras.

 

6.     Finalmente, quanto ao pagamento ou não de impostos por esses profissionais, apenas se lembra que, nos termos da lei, esse imposto é de retenção na fonte e, consequentemente, deve ser retido e pago por quem contrata e paga o parecer.

 

 

Aprovado pelo Conselho Nacional aos 01 de Julho de 2004

 

 


 

[1]Não vemos qualquer razão para não equiparar a emissão de pareceres jurídicos à emissão de pareceres no domínio da engenharia civil ou da arquitectura ou de qualquer outro ramo, como o fazem os colegas signatários do pedido de parecer. 

CONSELHO NACIONAL (+244) 922 880 025

SECRETARIA GERAL:  (+244) 927 646 965

CONTABILIDADE (+244) 999 410 082  

 

PAGAMENTO DE QUOTAS

COORDENADAS BANCÁRIAS

 

NOME: Ordem dos Advogados de Angola

BANCO: Banco de Fomento de Angola - BFA

CONTA Nº: 489328/30/002:

IBAN: AO06 0006.0000.0048.9328.3026.3

 

      CONVOCATÓRIA 4º Exame

 

 

  

               

PLANTÃO DE SERVIÇO AOS ADVOGADOS

NOTA DE IMPRENSA
Membros da Comissão Nacional das Prerrogativas da OAA tomam posse.
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA),  Luís Paulo Monteiro, conferiu nesta quinta-feira, 14, em Luanda, posse aos membros que compõem a Comissão Nacional de Prerrogativas.
Nomeada pela Conselho Nacional da OAA, a Comissão Nacional de Prerrogativas é composta por 12 membros efectivos e 3 suplentes. Tem uma vigência de 2 anos sendo renovada por igual período de tempo, mediante o parecer da Conselho Nacional da OAA .
A comissão, que é coordenada pelo Dr. Vicente Pongolola, Conselheiro Nacional da OAA tem como tarefas promover e difundir as prerrogativas legalmente e estatutárias assistidas aos advogados, promover a educação técnica, profissional e pedagógica com as distintas instituições; emitir pareces sobre as prerrogativas dos advogados, intervir sempre que esteja em causa a violação de quaisquer prerrogativas dos advogados junto dos órgãos judiciários ou judiciais, ou ainda em instituições públicas e privadas, assim como acompanhar junto dos órgãos essenciais da administração da justiça todos os processos que estejam a correr contra os advogados e advogados estagiários.
 
 Galeria Fotográfica
 

 

CERTIDÕES

Regulamento do Registo das Sociedades e Associações de Advogados

Art.11º (Publicidade)

 

 

ASSOCIAÇÕES

 

SOCIEDADES

 

LexAngola

SNR. ADVOGADO
 
Ofereça ao seu escritório algo que seja uma mais-valia: uma subscrição do LEXANGOLA, instrumento indispensável ao exercício da Advocacia que lhe permite, a qualquer momento e em qualquer lugar aceder, num ápice, a qualquer diploma legal - leis, decretos, etc. Em permanente actualização, com todos os códigos em vigor e ligações jurídicas a consolidar. Não adie a sua decisão de se apetrechar . Venha à sua Associação ou faça a sua subscrição on line.

Utilizadores ligados

Existem actualmente 0 utilizadores e 0 convidados ligados.